O que é o Hebiatra? Saiba tudo sobre a Medicina do Adolescente!

Dra. Lindnalva Borges • September 20, 2022

Na fase da adolescência é comum que os pais e os adolescentes comecem a notar muitas transformações físicas e psíquicas, que são naturais desta fase de desenvolvimento do ser humano. 


O mais comum, é que o pediatra que muita das vezes já acompanha a criança desde o início de sua vida, esteja presente nesta fase. 


Esse acompanhamento pelo pediatra não é algo ruim, mas as mudanças e comportamentos inerentes a essa fase podem ser melhor acompanhados por especialistas no assunto.
Além disso, é comum que o adolescente apresente desconforto ao estar realizando sua consulta em um consultório que costuma ter a predominância de crianças. 


Dentro deste cenário, encontra-se a
hebiatria que compõe uma área de especialização da pediatria. Mas afinal, o que a hebiatria pode trazer de benefícios aos adolescentes?


Hebiatria: O que é?

A hebiatria é uma especialidade médica focada no cuidado dos adolescentes. Também conhecida como a medicina do adolescente


O foco do hebiatra está no cuidado com o adolescente para que ele tenha um desenvolvimento saudável, pensando no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. 


Os Hebiatras costumam ser mais sensíveis a questões mais específicas dos jovens
, como mudanças que ocorrem durante a puberdade, mudanças físicas como crescimento e espessamento dos pêlos, acne, relacionamento com a escola, iniciação sexual, liberdade e independência. Além disso, ajudam a resolver os conflitos que podem ocorrer nos relacionamentos com pais e colegas.


Cada adolescente possui características próprias e singulares, por isso o hebiatra acompanha cada uma dessas diferenças e direciona os melhores caminhos e tratamentos para esta fase com base em sua avaliação em fatores de desenvolvimento físico e emocional deste jovem. 


Quando devo levar meu filho ao Hebiatra?

A Hebiatria é direcionado à fase da adolescência compreendida entre os 10 e 24 anos de idade. Ao estar dentro desta faixa etária, o hebiatra já pode começar a acompanhar o desenvolvimento deste adolescente.


O hebiatra atua também como pediatra para o tratamento de doenças comuns, mas seu foco está no desenvolvimento sadio do adolescente
que começa a apresentar mudanças hormonais e físicas ligadas também a fatores de desenvolvimento sexual.


Nesta fase, é muito comum que os pais não saibam como abordar temas ligados a essas mudanças físicas, não estando preparados também para os conflitos comuns que costumam ocorrer em sua relação com os filhos e o ambiente externo como a escola, por exemplo.


Portanto, tanto para tratamentos que atuem no desenvolvimento físico do metabolismo e mudanças hormonais, como no desenvolvimento emocional em que o adolescente pode apresentar exemplo de depressão, ansiedade ou alguma instabilidade emocional, podem ser tratados com a hebiatria.


Os hebiatras costumam ser mais receptivos para orientar e direcionar melhor o comportamento do adolescente que está passando por uma fase de experimentação, que é característica deste ciclo.


Como é a consulta com o hebiatra?

O adolescente é o protagonista da consulta, existindo um sigilo médico com confidencialidade e privacidade do paciente, mas os pais também podem participar da consulta.


O hebiatra busca criar uma
relação de confiança com o paciente para que ele se sinta à vontade para conversar sobre temas que costumam ser mais delicados e que geram dúvidas e preocupações para os adolescentes como assuntos relacionados à sexualidade. 


Caso seja verificada alguma necessidade, o hebiatra direciona os cuidados do adolescente a outros especialistas.


Como escolher um bom médico hebiatra?

Para fazer uma boa escolha, busque por profissionais que já tenham experiência na atuação com hebiatria e podem ajudar a prevenir situações comuns desta etapa da vida dos jovens que é repleta de mudanças e transformações.


A Dra. Lindnalva Borges pode apoiar o seu filho nesta fase da adolescência. Especializada em Pediatria e Hebiatria, trabalha na área relacionada à Medicina da Adolescência desde 2007 e está sempre se atualizando com cursos relacionados ao desenvolvimento psíquico pertinentes a essa faixa etária.


Acesse o
link e agende uma consulta.


Share by: